quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Valparaíso e Viña del Mar - 2011

Tivemos um dia para conhecer o pedaço mais famoso do litoral Chileno, a cidade portuária de Valparaíso e o balneário mais badalado Viña del Mar.

Relógio do sol, Viña del Mar

Para chegar : Pegamos um ônibus da Turbus na rodoviária de Santiago até Valparaíso, a viagem demora cerca de 1 hora e é melhor já comprar a passagem de ida e volta pois fica mais barato, na volta você pode optar por pegar o ônibus em Valparaíso ou Viña, a passagem é valida para os dois.
Hospedagem: Não nos hospedamos na região, mas indico sem dúvida nenhuma caso você pretenda ficar que se hospede em Viña que tem uma estrutura muito melhor para receber o turista.
Restaurantes: Almoçamos no Restaurante do Castillo Ross, é um castelo todo feito de pedra e a comida é maravilhosa, pedimos lasanhas de frutos do mar e bolonhesa, ambas estavam divinas.
Agência de turismo: Chegando em Valparaíso contratamos um tour pelas duas cidades já na rodoviária, a cidade é muito confusa e conhece-la só é muito complicado, melhor não tentar se aventurar sozinho, ainda mais se é a primeira vez que você está na região.

Valparaíso
Iniciamos o tour conhecendo o litoral e os lobos marinhos, eles estão em bastante número na região e são uma atração a parte, é legal vê-los livres, longe dos aquários ou zoológicos, eles usam como base principal uma antiga construção e ficam constantemente lutando por um espaço.

Lobos Marinhos, Valparaíso

A cidade é a sede do Poder Legislativo da República do Chile, ademais de outras repartições estatais. A área Histórica de Valparaíso foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003.

Centro histórico

A particular distribuição geográfica da cidade, onde os cerros invadem a costa, faz com que a vista do mar a partir destes morros seja o destaque. Devido à inclinação dos morros, muitos setores afastados da cidade são inacessíveis por meios de transporte coletivo. É por isso que os populares ascensores (espécie de funicular) cumprem a função de comunicar a parte alta da cidade com a borda costeira, ademais de serem fortes referências turísticas.

Conhecemos alguns ascensores, um pouco a cidade, e é muito diferente do tipo de cidade que estamos acostumados, eu achei bonita, mas acho que esta percepção é muito pessoal, só estando lá para saber mesmo.

Valparaíso

Na sequência fomos conhecer o local onde está a casa do poeta Pablo Neruda, não chegamos a entrar, somente vimos a casa do lado de fora, andamos pelas lojas de lembrancinhas próximas e seguimos a principal praça da cidade. Na Plaza Sotomayor estão prédios antigos e muito bem conservados e a sede da empresa CSAV.

Edifício de la Armada, Plaza Sotomayor

Prédio da CSAV, Plaza Sotomayor

Viña del Mar
O almoço foi no caminho para Viña de Mar no restaurante do Castillo Ross, um castelo todo de pedra com vista para o oceano pacífico, a parada foi determinada pela van que estava nos levando, estavamos em 6 pessoas, 4 brasileiros e 2 uruguaios.

Castillo Ross

Já em Viña, após o almoço caminhamos pela orla, vimos alguns pelicanos, os estragos que o ultimo grande terremoto fez na cidade, conhecemos museus e a principal praia, desta parte da viagem não temos muitas fotos pois a máquina ficou sem bateria. Achamos Viña del Mar uma cidade interessante e até parecida com os balneários litorâneos que estamos acostumados, acredito que se tivéssemos mais tempo para conhecer a cidade teria muito mais a ser visto, castelos, praias mas distantes, ficará para a próxima. Terminamos nosso dia com algumas apostas no cassino de Viña e uma caminhada até a rodoviária.