sábado, 20 de outubro de 2012

Rio de Janeiro - 2012

Vista do Pão de Açúcar a partir da Praia de Botafogo

A cidade do Rio de Janeiro é a representante mais famosa do Brasil no mundo, e não é por menos, a cidade é realmente maravilhosa e encanta seus visitantes logo nos primeiros instantes. Durante nossas viagens por alguns países da América do Sul encontramos diversos estrangeiros que nos falavam o quanto eram encantados pelo Rio e como somos privilegiados de viver num país como o Brasil, e é verdade, o Rio é um lindo cartão postal e uma das paisagens mais bonitas que já tivemos a oportunidade de conhecer. Além das belezas naturais, a cidade e seus moradores são bastante acolhedores, a culinária é deliciosa, os preços são convidativos e não falta o que fazer na cidade.

Estação de Trem do Corcovado

Para chegar: Nossa viagem de ida e volta foi com a Gol a partir de aeroporto de Navegantes para o aeroporto Santos Dumond no Rio. Aproveitamos uma promoção de milhas e pagamos apenas as taxas de embarque. http://www.voegol.com.br/pt-br/Paginas/default.aspx
Hospedagem: Ficamos no Hotel Ibis Copacabana, o hotel é novo, tem excelente localização praticamente ao lado de uma estação do metrô, é muito bonito e confortável. Os atendentes são muito atenciosos e ficamos a apenas duas quadras da praia mais famosa do Brasil. Ganhamos duas noites de hospedagem da rede Accor após participar de uma promoção no facebook, pagamos apenas uma, mas com certeza este será o  nosso destino quando retornarmos ao Rio considerando o excelente custo x benefício. http://www.accorhotels.com/pt/hotel-6497-ibis-rio-de-janeiro-copacabana/index.shtml
Restaurantes: Conhecemos diversos bares e restaurantes durante nossa breve passagem na cidade, entre eles recomendamos o Cervantes http://www.restaurantecervantes.com.br/, o Quiosque Brahma em frente ao Copacabana Palace com petiscos deliciosos e a um preço muito bom, as Cervejarias Devassa de Ipanema com chopp gelado a qualquer hora http://www.cervejariadevassa.com.br/blog/categoria/armazem-devassa-ipanema/, a Confeitaria Colombo http://www.confeitariacolombo.com.br/site/, o Bar Luiz com mais de 120 anos de tradição sendo comandado pela mesma família  www.barluiz.com.br, e o Rio Scenarium que é considerado um dos 10 melhores bares do mundo. http://www.rioscenarium.com.br/
Agência de turismo: Não utilizamos nenhuma agência de turismo no Rio.

 Cristo Redentor

Geralmente antes de uma viagem já fazemos um roteiro e tentamos segui-lo para otimizar nosso tempo no destino, mas dessa vez, optamos por "deixar a vida nos levar", claro que como foi nossa primeira vez no Rio não podiam faltar no roteiro os passeios tradicionais ao Cristo Redentor, ao Pão de Açúcar, as praias de Ipanema e Copacabana mas como tínhamos quatro dias no Rio podemos aproveitar com calma e incluir novos passeios conforme nossa vontade.


Estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade

A primeira tarde que passamos no Rio fomos do aeroporto para o hotel Ibis em Copacabana, os táxis do aeroporto trabalham com tarifa fechada de acordo com o bairro que você pretende ir e a tabela costuma ser bastante salgada além de cobrar um adicional por mala. Para andar de taxi em outros pontos da cidade a tarifa é bem mais barata, você pode ter uma idéia dos valores aproximados pegando uma tabela que é distribuída nos quiosques de informações turísticas da cidade.

Pestiscos em Copacabana

Praia de Copacabana - Na primeira tarde no Rio optamos por conhecer a praia mais famosa do Brasil, e Copacabana é realmente linda, sua famosa calçada, a extensão de areia, os quiosques. Nós saímos na rua lateral ao Hotel Copacabana Palace que já hospedou diversas personalidades internacionais e caminhamos pela praia durante algum tempo. Depois paramos no Quiosque Brahma e almoçamos. O bairro que é um dos mais turísticos do Rio abriga diversos restaurantes, bares, feiras e está sempre bem movimentado. Além do quiosque Brahma em frente do Copacabana Palace que recomendamos muito, tivemos a oportunidade de jantar no Restaurante Cervantes que serve sanduíches com abacaxi e é bastante tradicional na cidade.


Praia de Copacabana

Bairro de Botafogo - Meu marido é torcedor do Botafogo então aproveitamos o fim da tarde para conhecer o bairro e as instalações do clube. Pegamos o metrô (http://www.metrorio.com.br/ )  na estação Cardeal Arcoverde que fica em Copacabana bem próximo ao hotel Ibis e fomos até a estação de Botafogo. O metrô no Rio é muito fácil de ser utilizado e é um transporte rápido, barato e seguro. Caminhamos um pouco pelo bairro que é bastante bucólico e tem dos cartões postais mais conhecidos do Rio com o Pão de Açúcar ao fundo da Bahia de Guanabara. Logo chegamos a General Severiano, conhecemos o museu, o campo de treinamento, a loja oficial e seguimos até o clube de regatas que fica na praia de Botafogo.

Centro de treinamento do Botafogo 

Teatro e Rio Scenarium - Para a noite de sábado optamos por assistir a uma peça de teatro, no Rio é até difícil escolher a qual assistir visto que os principais atores e diretores do país estão lá,  optamos por ir até a Barra da Tijuca, no Teatro dos Grandes Atores no Barra Square e assistimos a peça Lente de Aumento com o ator Leandro Hassum (simplesmente excelente), fomos de metrô e voltamos de ônibus numa aventura de uma hora pela madrugada do Rio. Paramos na estação de metrô de Botafogo e pegamos um táxi até a Lapa para conhecer o famoso Rio Scenarium, considerado um dos 10 melhores bares do mundo. Num espaço privilegiado a casa oferece samba, MPB, choro, forró e gafieira e cada ambiente tem uma decoração singular com mais de 10 mil peças entre móveis e objetos históricos.

Rio Scenarium

Cristo Redentor - Uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor é a imagem do Brasil no mundo, tem 38 metros de altura, fica no Morro do Corcovado e em 2013 completará 82 anos. Além da imagem do Cristo o que chama a atenção no local é a vista do Rio, é impressionante e na minha opinião o lugar mais bonito na cidade. Mas prepare-se e vá cedo pois o meio tradicional para subir o morro é através do Trem do Corcovado (http://www.corcovado.com.br/), mas ele é muito disputado e os ingressos são vendidos por horário. Compramos o ingresso por volta das 09:30 da manhã e nosso horário para subir era próximo ao meio dia. Por mais que demore este com certeza é o passeio que não pode faltar quando você estiver no Rio.

Vista do Corcovado

Tradicional foto do Cristo Redentor

Praia de Ipanema - Com o calor perto dos 40 graus pegamos um taxi na saída do Corcovado e fomos direto para a praia de Ipanema. Estando lá é impossível não lembrar da música Garota de Ipanema e ficar cantarolando ela, como era um domingo a praia estava lotada e escolhemos o posto 9 para alugar cadeira e guarda sol e descansar um pouco com uma cerveja bem gelada. Aproveitamos para conhecer a Feira Hippie de Ipanema (somente aos domingos), você não pode perder, tem produtos excelentes, grande variedade e por preços muito convidativos A noite optamos por voltar ao bairro pois há uma grande diversidade de bares e restaurantes, aliás o bairro foi o nosso destino durante as noites de domingo e segunda para aproveitar o ritmo caroca.

Praia de Ipanema

Pão de Açúcar - O passeio ao Pão de Açúcar começa no bairro da Urca e após a compra do ingresso do Bondinho (http://www.bondinho.com.br/) se inicia uma viagem tranquila até a primeira parada no Morro da Urca, de lá pega-se outro bondinho para chegar ao ponto alto do passeio, o Pão de Açúcar que é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade. De lá podem ser vistas diferentes partes da cidade como as praias do Leme, Copacabana, Flamengo, Botafogo, Leblon, o Corcovado, a Baia de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, enfim os principais pontos turísticos do Rio.
Antigo bondinho do Pão de Açúcar

Vista do Pão de Açúcar

Bairro da Lapa - Saindo do Pão de Açúcar pegamos um táxi para conhecer os Arcos da Lapa, confesso que este era um local que tinha muita vontade de conhecer e estando lá me decepcionei. O lugar não esta em bom estado de conservação e não parece ser seguro, aliás este foi o único lugar no Rio que tive algum receio. Fomos caminhando até a Escadaria Selarón que liga o bairro da Lapa ao bairro de Santa Teresa, é um lugar interessante para se conhecer mas não está numa parte muito segura da cidade também, então antes de ir até lá é bom tomar alguns cuidados como tirar relógios e guardar máquinas fotográficas que chamam a atenção.

Arcos da Lapa

Escadaria Selarón

Centro Histórico do Rio - Antiga capital do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro tem um patrimônio histórico muito bonito e conservado. Antes de começar nosso passeio almoçamos no Bar Luiz na Rua da Carioca, depois iniciamos uma caminhada passando na frente dos principais prédios como o Teatro Municipal, Igreja do Carmo (Antiga Sé), Palácio Tiradentes, antiga sede do Banco do Brasil, entre outros. Para finalizar nosso passeio nesta parte da cidade seguimos até a histórica Confeitaria Colombo e tomamos um delicioso café da tarde. Pegamos o metrô e fomos até o Palácio do Catete que foi a sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960. A partir da década de 1970, o palácio passou a abrigar o Museu da República, mas como era segunda feira não conseguimos visitá-lo. Mas mesmo assim valeu a visita pois é prédio é muito bonito e possui um jardim maravilhoso.

Teatro Municipal

Jardim do Palácio do Catete

Pedra do Arpoador - O local tem uma bela vista do oceano, de algumas ilhas, das praias de Ipanema e Leblon, e ainda tem como plano de fundo o morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. No fim da tarde um espetáculo ao ar livre se forma, dezenas de pessoas se sentam na pedra e aguardam o pôr do sol, realmente é lindo, algumas pessoas chegam a aplaudir a natureza por nos oferecer um espetáculo tão perfeito. Saindo dali fomos caminhando por quase toda a extensão da praia de Copacabana até o nosso hotel, paramos para descansar com a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, admiramos a paisagem, passamos por feirinhas, tomamos um chopp, foi um fim de tarde muito agradável.

Pôr do Sol no Arpoador

Forte de Copacabana - Na nossa ultima manhã no Rio fomos conhecer o Forte de Copacabana, ele fica no fim da praia quase na divisa com o Arpoador e Ipanema  (http://www.fortedecopacabana.com/), o local tem bastante história e até hoje abriga parte do Exército do Rio, conhecemos o local, a fortificação e a cúpula dos canhões. Lá existe também uma filial da Confeitaria Colombo com vista para a praia de Copacabana, é impossível não parar ali para comer um pastel de belém ou de nozes e aproveitar o momento.

Forte de Copacabana

Praia do Leblon e Lagoa Rodrigo de Freitas - Saindo do forte pegamos um taxi e logo já estávamos na praia do Leblon, que é uma continuação da praia de Ipanema. Caminhamos um pouco por ali e atravessamos o bairro em direção a Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma coisa que me chamou a atenção no caminho foi uma praça de cachorros, gostei da idéia, gostaria que tivesse por aqui também pois ela é fechada e os donos tem possibilidade de soltar os cães para correr um pouco. Chegando na Lagoa optamos por andar um pouco por ali e apreciar a vista, a lagoa é muito bonita e ideal para um descanso, para caminhar ou andar de bicicleta. Como já estava quase na hora de voltarmos para SC, almoçamos no Shopping Leblon e seguimos para o hotel para pegar as malas.

Praia do Leblon

Lagoa Rodrigo de Freitas

Preferimos não dizer tchau para o Rio, mas sim um até breve, adoramos a experiência e pretendemos voltar logo!

Um comentário:

  1. Debora e Vitor,
    Amei o blog, fotos e principalmente os textos!! Deu uma vontade louca de visitar o Rio!
    Parabéns! Bjos.
    Gi.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em nosso blog.