quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fortaleza - 2013

Praia do Futuro
 
Fortaleza é um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro, tem suas atrações, mas na nossa opinião fica devendo muito aos turistas. Não que você não deva conhecer a cidade, mas tenha em mente que o melhor do Ceará não está na capital. A cidade tem bons restaurantes, bons hotéis, mas não tem atrações que o façam ficar muito tempo por lá, além de não ser um local muito seguro. Quando estiver planejando sua viajem prefira ficar nas praias próximas como Cumbuco ou a praia do Beach Park aonde a balneabilidade e a segurança são muito melhores. Ou então deixe mais tempo para conhecer as belíssimas praias de Canoa Quebrada e principalmente Jericoacoara.

Praia de Iracema

Para chegar: Nossa viagem de ida e volta foi com a Tam a partir de aeroporto de Florianópolis para o aeroporto de Fortaleza. Aproveitamos as milhas, mas como não tínhamos o total transferimos algumas do Ipiranga para a Multiplus e pagamos as taxas de embarque. www.tam.com.br
Hospedagem: Ficamos no Hotel Ibis de Fortaleza, o hotel é muito bom. Fica na Praia de Iracema a uma quadra da praia, tem piscina, garagem e alguns quartos tem vista para o mar, além disso o atendimento é bastante cordial. http://www.accorhotels.com/pt/hotel-1142-ibis-fortaleza/index.shtml
Restaurantes: Conhecemos bons restaurantes na cidade, entre eles podemos recomendar o Bobó de camarão do  restaurante Coco Bambu http://www.restaurantecocobambu.com.br/fortaleza.php, o peixe Sirigado ao molho de camarão do conhecido restaurante Colher de Pau que tem uma história interessante é premiado pela revista Veja  http://vejabrasil.abril.com.br/fortaleza/restaurantes/colher-de-pau-28306, e o camarão empanado com queijo coalho do restaurante Sirigaddo http://www.sirigaddo.com.br/v3/index.php
Locação de carro: Chegamos na cidade por volta das 13hs e fomos logo para o guichê da Unidas do aeroporto pois havíamos reservado um carro para rodar pelo Ceará com liberdade. A Unidas tem um plano que dá desconto aos passageiros da Tam e realmente valeu a pena.
Agência de turismo: Não utilizamos nenhuma agência de turismo em Fortaleza, mas recebemos um folder no hotel com valores dos principais passeios que pode nos dar uma noção de preços e ajudar na hora na decidir se vale a pena utilizar uma agência, alugar um carro ou optar por um taxi.

Preços dos passeios a partir de Fortaleza. Fevereiro/2013

Chegamos em Fortaleza na terça feira de carnaval, mas diferente das outras capitais nordestinas esta não tem tradição de festejar o carnaval com trio elétrico ou blocos. Fomos direto para o hotel e o trânsito estava muito tranquilo. Check-in feito, nos trocamos e decidimos almoçar e passar a tarde na praia mais famosa da cidade, a Praia do Futuro.

Caranguejo

PRAIA DO FUTURO
De carro desde Iracema demoramos uns 15 minutos e já estávamos numa avenida em obras, bastante confusa e com dezenas de barracas de praia. Rodamos um pouco e com tantas opções e sem muita informação sobre a maioria do locais optamos por parar na barraca do Chico do Caranguejo  (http://www.chicodocaranguejo.com.br/index.html)  que nos foi recomendada no hotel.

Praia do futuro

O local estava bastante cheio, pegamos uma mesa na areia e pedimos uma porção de três caranguejos por R$ 19,00. Enquanto esperávamos vários ambulantes vieram a nossa mesa oferecer as mais diferentes bugigangas, frutas, saídas de praia, etc. Ao redor e muitas vezes ao nosso lado seguranças estavam sempre atentos, assim ficamos sabendo que a praia é bastante perigosa e pequenos furtos são normais não sendo recomendado pegar sol e levar objetos de valor como máquinas fotográficas até a beira do mar e longe dos seguranças. Não gostamos dos caranguejos e do local que estava muito cheio de ambulantes então decidimos procurar outra barraca.

Chico do Caranguejo

Achamos a mais famosa de todas, a Crocobeach (http://www.crocobeach.com.br/), o local é bem mais turístico e mesmo estando cheio também nos sentimos muito mais a vontade, recomendo que vá direto para esta barraca mesmo ela sendo um pouquinho mais cara. Não se paga nada para entrar, apenas a consumação e uma taxa caso você queira utilizar a piscina. Recomendamos que experimente a caipirinha de cajá, é uma delícia! Neste dia uma banda estava tocando e animando quem estava no local, realmente estava muito divertido. Mas também não chegamos a aproveitar a praia devido a insegurança fora da barraca.

Crocobeach

PRAIA DE IRACEMA
De volta ao hotel no fim da tarde, nos arrumamos e decidimos caminhar pela orla da praia de Iracema, na praça principal uma banda animava o fim do carnaval, muita gente nas ruas, carrinhos de cachorro quente, barracas de comida (marmita mesmo), então decidimos procurar um restaurante chamado Coco Bambu, ficava na mesma avenida da praia, chamada de Beira Mar, mas um pouco distante de onde estávamos, mesmo assim fomos caminhando. O lugar é bastante grande e concorrido (havia fila de espera) mas vale a pena, a comida é deliciosa. Escolhemos um bobó de camarão para duas pessoas, mas acho que comeriam 3 ou 4 tranquilamente, o prato era muito bem servido.

Praia de Iracema

O bairro de Iracema é um ponto estratégico para quem quer se hospedar em Fortaleza, está bem localizado e possui boa infraestrutura desde bons restaurantes, como bancos, supermercados e locadoras de automóveis. Na praia, diversos molhes foram construídos e entram em direção ao mar para uma caminhada agradável no fim da tarde. No bairro também está localizada a tradicional feirinha de Iracema, são centenas de barraquinhas vendendo artesanato, roupas, artigos de praia, temperos. Logo ao lado da feira tem um caixa eletrônico do Banco do Brasil e uma baiana vendendo acarajé, o nome dela é Lucia e o acarajé é especial, experimente!

Fim de tarde em Iracema


BAIRRO VARJOTA
No bairro estão localizados diversos restaurantes da cidade, é interessante conhece-lo e aproveitar a culinária local por lá. Na primeira vez que estivemos no bairro escolhemos o premiado restaurante Colher de Pau, do outro lado da rua está o Sirigaddo que escolhemos para o nosso ultimo almoço na cidade. Recomendamos os dois, ambos estavam deliciosos. Um local que conhecemos no bairro e não gostamos foi a Casa do Frango Sushibar, apesar do nome inusitado é considerado um dos melhores sushis de Fortaleza e nos foi muito bem indicado, mas fica no segundo andar de um supermercado, as peças são gigantes (é cobrado por kg) e a qualidade não é boa, evite este lugar.

CENTRO DAS TAPIOQUEIRAS
Nós amamos tapioca, nos apaixonamos quando conhecemos Maceió e sabemos que as tapiocas do nordeste são especiais. Fiquei sabendo que existia em Fortaleza o Centro das Tapioqueiras e quis conhecer o local que fica na estrada no sentido de quem vem do Beach Park ou de Canoa Quebrada para a cidade, então aproveitamos o retorno de Canoa Quebrada para parar no local. Existem diversos restaurantes um ao lado do outro oferecendo sabores diferenciados. Escolhemos a Tapiocaria R4 pois era a mais cheia no momento. Pedimos uma de carne de sol com queijo e uma de doce de leite. Ambas estavam gostosas e indicamos o local. www.tapiocariar4.com.br

MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA
A história do Mercado central de Fortaleza é bem antiga, o primeiro prédio foi construídos em 1809 e vendia frutas, verduras e carnes. Mas em 1931 a venda destes produtos foi proibida e os comerciantes tiveram que mudar os produtos negociados passando a trabalhar com artesanato. Hoje existem mais de 550 boxes que vendem artesanato, roupas, sapatos, bolsas. Nós fomos numa manhã e batemos muita perna no local e fizemos algumas compras. O mercado também fica ao lado da Catedral de Fortaleza mas no dia ela estava fechada. http://www.mercadocentraldefortaleza.com.br/

Da próxima vez que visitarmos o Ceará queremos deixar mais tempo para as praias mais distantes de Fortaleza. Esta é nossa opinião pessoal, sabemos que muitas pessoas podem adorar a cidade, talvez não tenhamos ido em um bom período, mas realmente não foi nossa cidade preferida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita em nosso blog.