terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Uma conexão em Brasília

Congresso Nacional
 
Na nossa mais recente viagem fizemos uma conexão em Brasília e ficamos cerca de duas horas na cidade. Como era terça feira de carnaval o local ainda estava tranquilo e optamos por não ficar esperando no aeroporto, mas sim, conhecer um pouco a capital do nosso país. Contratamos um taxi no aeroporto por R$ 120,00 e iniciamos um tour de cerca de uma hora e meia por alguns pontos da cidade. Nosso motorista foi o Sr. Ediva que pode ser encontrado pelo telefone (61) 9966-2628, ele é um baiano que mora há muitos anos em Brasília e conhece muito bem a cidade, a história e os principais pontos da cidade.
 
Supremo Tribunal Federal

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade localiza-se na região Centro-Oeste do país na região demográfica do Planalto Central. A capital foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua inauguração foi em 21 de abril de 1956 e por ser planejada a cidade tem muitas peculiaridades, como blocos numerados e setores com atividades pré-determinadas como o Setor Hoteleiro, Bancário e de Embaixadas.

 Esplanada dos Ministérios
 
Ele iniciou nosso passeio nos apresentando uma perspectiva diferente da capital, ao invés de ir direto para os prédios do governo, ele nos mostrou o bairro em que ficam as principais embaixadas e a primeira parada foi no Parque Ecológico Península Sul, um parque lindo que fica as margens do principal lago da cidade. Lá as famílias se reúnem para caminhar, fazer piqueniques, passear com cachorros. O local é lindo e a manutenção do parque é perfeita.
 
Parque ecológico Península Sul
 
Ele parou em alguns pontos para termos visões diferentes da cidade, na maioria dos locais era possível avistar a famosa e imponente Ponte Juscelino Kubitschek, infelizmente não tivemos tempo hábil para atravessá-la mas ela é realmente muito bonita.
 
Ponte Juscelino Kubitschek
 
Seguimos o passeio passando pela frente do Palácio Jaburu, que é a sede oficial do Vice-Presidente e então paramos logo a frente no Palácio da Alvorada, a casa dos Presidentes do Brasil. O local parece ser menor do que vimos nas fotos e na TV, também é muito mais aberto do que imaginamos, apenas uma lâmina d'água a separa da rua.
 
Palácio da Alvorada
 
De lá fomos para o local mais conhecido de Brasília, a Praça dos Três Poderes, aonde estão localizados os prédios do Palácio do Planalto (Executivo), o Congresso Nacional (Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário).  Na praça também fica o Panteão da Pátria, o Espaço Oscar Niemeyer e o Mastro da Bandeira com mais de 100 metros de altura.
 
Congresso Nacional
 
Praça dos Três Poderes
 
Logo a frente da Praça dos Três Poderes, está Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como a Catedral de Brasília. Foi o primeiro monumento a ser criado na capital e na praça a sua frente encontram-se quatro esculturas de bronze com três metros de altura que representa os evangelistas. É uma catedral muito moderna e com certeza uma das mais bonitas que já tivemos a oportunidade de conhecer. Não conseguimos ver o interior pois estava fechada, mas mesmo assim é mais que apenas uma catedral, mas sim um monumento nacional.
 
Catedral de Brasília
 
Todos os prédios ficam muito próximos e é fácil conhece-los através de uma caminhada. Na região encontram-se também diversos museus, monumentos, teatros é muito interessante ter mais tempo para conhecer todo o local. Como tínhamos pouco tempo, não tivemos a oportunidade de conhecer tudo o que queríamos, mas foi uma experiência maravilhosa e Brasília entrará na nossa lista de cidades que queremos conhecer em breve. História, arquitetura, política, natureza, tudo num só lugar.
 
Vista de Brasília a partir do lago
 
Até logo Brasília!!
 

3 comentários:

  1. Pessoal,

    Estou indo pra lá Fortaleza, e depois Joao Pessoa com conexão em Brasilia, e comprei as passagens de forma que passarei um dia inteiro em bsb. Esse senhor cobrou esse valor pegando e trazendo vocês ao aeroporto? ficou rodando com vcs? por quanto tempo este valor? Não estou muito afim de pegar o bus que faz city tour.
    Agradeço se puderem me informar...

    http://barbara-e-a-vida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara, obrigada pelo comentário. Nós contratamos o passeio direto no aeroporto, assim ele nos levou ao centro e retornou conosco ao aeroporto para que pegássemos o voo até Fortaleza. Quanto ao passeio, deve ter demorado algo em torno de 1h30m e passou pelos principais pontos da cidade. Este ano estivemos novamente em Brasília, ficamos lá quase 1 semana e pudemos conhecer com mais tranquilidade os locais. Se você tiver tempo, recomendamos que faça a visita guiada ao Congresso Nacional, é muito interessante. Os outros pontos que recomendo são a Catedral, a praça dos três poderes, a Torre de TV e a feirinha que fica aos pés dela, o Palácio da Alvorada e o Pontão (um parque na beira do lago com vista para ponte Juscelino Kubitschek e com vários restaurantes e bares). Tudo fica próximo, você não consegue fazer a pé, mas em um dia consegue ter uma boa visão da nossa capital. Abraços e boa viagem!

      Excluir
  2. Obrigada!!! Dicas anotadas! Depois compartilho como foi a experiência! Abs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em nosso blog.