quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Canoa Quebrada

Símbolo de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é um dos principais destinos turísticos do Ceará e localiza-se cerca de 170km ao leste de Fortaleza, sendo possível optar por passar apenas o dia no local ou então hospedar-se por lá. A praia foi descoberta por hippies na década de 1970, e até então era habitado apenas por alguns pescadores e uma tribo indígena, assim é comum encontrar descendentes de franceses, suíços, e outros europeus que desenvolveram o turismo na região.

Praia de Ponta Grossa

Nós optamos por passar apenas o dia em Canoa Quebrada e saímos de Fortaleza de carro por volta das 7 horas da manhã. A estrada até Aracati (cidade aonde localiza-se a praia) é boa, e a maioria do caminho é duplicado. As placas que são o problema, não existem muitas, então é bom estar com GPS ou com mapa para não se perder.

Passeio de buggy

Basicamente existem dois passeios para fazer na região: o primeiro dura cerca de 1 hora e 30 minutos e visita a Praia do Estevão (local do símbolo de Canoa Quebrada), continua na duna do pôr do sol e vai até o Parque de Dunas e Lagoas passando pelas descidas das Dunas Gigantes, Skybunda, Barraca Oásis  e voltando pela antiga Praia do Nudismo. O segundo e que nós escolhemos tem todo o percurso  pela praia, desde Canoa Quebrada passando pelas praias: Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho, Retiro Grande até Ponta Grossa e dura cerca de 3 a 4 horas.

Canoa Quebrada..kkk

Assim que chegamos no centro de Canoa Quebrada levamos um susto, dezenas de buggys estacionados e uma pessoa pediu que parássemos o carro para informações, foi o que fizemos. Ele nos apresentou o preço de um passeio apenas (das dunas) mas optamos por andar um pouco mais antes de decidir. Seguimos com o nosso carro em direção a praia e o cara começou a nos perseguir, insistia sobre o passeio e andava de moto na frente e atrás do carro. Assustados voltamos para o ponto inicial atrás de uma agência de turismo que ajudasse a nos livrar daquela pessoa.

Pedra do elefante

Achamos a Pousada Latitude (http://www.pousadalatitude.com.br/index.html) na Broadway e um quiosque de turismo. Apesar de dizerem que o preço dos passeios é tabelado (cobram R$ 140,00 pelo das dunas e R$ 300,00 pelo das praias por buggy para 4 pessoas) negocie. Foi um achado, fomos muito bem atendidos, conseguimos mais um passageiro para dividir o passeio e o das praias saiu por R$ 200,00 para três pessoas.

Falésias

As praias são paradisíacas e as falésias são de tirar o folego. Muito diferente do que estamos acostumados a ver. Em Canoa as falésias vão mudando de cor, e cada lugar se torna único. A primeira parada do passeio é para apreciar as obras de arte feitas nas falésias de uma pousada, o local chama-se Refúgio Dourado. Na entrada um senhor trabalha com as areias fazendo em garrafas pequenas obras de arte. Vimos outras garrafinhas como esta em todo Ceará, mas na minha opinião estas são as mais bonitas e bem feitas.

Artesanato local

Refúgio Dourado

A parada seguinte foi num lugar chamado de Fontainha, um corredor nas falésias com nascente de água doce. O lugar é lindo e a água que brota da areia é ideal para molhar o rosto e se refrescar considerando as altas temperaturas da região. Os guias também conseguem encontrar uma areia utilizada como esfoliante natural para a pele. Um bom lugar para um cuidado rápido com a beleza!

Fontainha

Falésias

Até a última praia do passeio, o buggy passa por diversos locais e praias surpreendentes, ainda falando em nascentes de água doce, a mais extraordinária que vimos até hoje está próxima a praia de Ponta Grossa. A nascente está na praia, água doce e salgada se misturam, principalmente na maré alta.

Nascente de água doce no mar

A ultima parada para contemplação e para um merecido banho de mar nas águas mornas do mar cearense é na belíssima praia de Ponta Grossa. Lá existe uma pequena estrutura oferecendo água de coco geladinha, cerveja, água e refrigerante. O tempo de parada é de cerca de meia hora, mas pode ser negociada com o bugueiro.

Parada em Ponta Grossa

Depois da parada em Ponta Grossa existem duas opções, ou você volta para Canoa Quebrada ou para na Barraca Pantanal para o almoço. Nós escolhemos almoçar ali e não nos arrependemos. A comida é uma delícia e a Lagosta do local é considerada a melhor e mais barata da região. O prato para duas pessoas, muito bem servido para você ficar estufado de tanto comer lagosta é de R$ 55,00. Então anote este nome:

Barraca Pantanal

De volta a Canoa Quebrada o bugueiro ainda nos levou para conhecer o símbolo da cidade (normalmente se passa por lá apenas no passeio das dunas) e passou também pela duna do Pôr do sol. Fim do passeio, andamos pela rua mais famosa da cidade chamada de  Broadway e seguimos nosso caminho.

Broadway de Canoa Quebrada

Próxima parada: Morro Branco!

1. Ola, Debora. Muito legal seu blog.Estou indo para Canoa com a familia em Julho. Pode me indicar uma locadora de veiculos em Fortaleza? É possivel visitar as prais da regiao de Canoa com veiculo normal? Valeu e obrigado.

2. Olá Marcelo, obrigada! Muito bom receber seu comentário!! Nós locamos o carro da empresa Unidas (http://www.unidas.com.br/ppu_unidas/servlet/hlgnpar?WEB+TAM), fizemos a reserva pela internet e pegamos ele no aeroporto de Fortaleza onde a empresa tem um guichê bem na frente do desembarque. Foi o melhor preço que achamos, principalmente porque fomos com a Tam e as duas empresas tem uma parceria. Mas as outras cias aéreas também tem acordos parecidos, é bom dar uma olhadinha nos sites, porque os descontos valem a pena. Mas é bom fazer reserva porque podemos notar que a procura por veículos de locação é grande em Fortaleza. Quanto a Canoa, para chegar até lá é fácil de veiculo normal, mas depois para andar na praia e chegar até a Praia de Ponta Negra vimos apenas buggys e 4 x 4, porque em partes do passeio é necessário passar pela água e fugir de perigos como areia movediça. Mas o passeio de buggy é muito agradável e acho que vale a pena contratar. Mas chore bastante o preço, eles começam dizendo que não tem redução e vão baixando se você mostrar desinteresse. O bom é sair cedinho de Fortaleza, no máximo até as 7 da manhã para chegar em Canoa com a maré ideal para o passeio. Espero ter lhe ajudado, se precisar de mais alguma informação, estamos a disposição!!! Boa viagem!!! Vocês irão adorar Canoa Quebrada!!!

3. Obrigado pelas dicas. Agradecemos muito.
    Abraços,
    Marcelo e familia.

4. Ola
    Debora gostaria de uma dicas de fortaleza, tbm vamos alugar carro

Obrigada pela visita em nosso blog.