quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Morro Branco

Vista panorâmica de Morro Branco 
 
A praia de Morro Branco é conhecida pelas falésias, areias de diversas cores, dunas, águas cristalinas e coqueirais. Fica no município de Beberibe a cerca de 85km de Fortaleza indo pela CE-040 e bem no meio do caminho entre Fortaleza e Canoa Quebrada. Assim aproveitamos para fazer uma breve visita a praia no retorno de Canoa.
 
 
Com pouco tempo optamos por conhecer apenas o “Labirinto das Falésias”, esculturas avermelhadas feitas através do trabalho erosivo das águas, que formam cavernas. É um lugar muito diferente e parece que saiu de um filme, nos lembrou o Vale de la Luna no Chile.

Parte do labirinto de Morro Branco
 
A praia não fica muito longe da estrada, chegando lá siga o caminho em direção ao monumento nacional das falésias, tem algumas placas, mas é um pouco confuso, qualquer coisa a forma mais fácil de se achar é pedindo informações aos moradores. A entrada para as falésias fica no fim da rua, ali você pode deixar o carro e contratar um dos guias locais que ficam aguardando os turistas.
 
Seu Zé e Vitor
 
Para nossa sorte quem nos recebeu foi o Sr. José, ele parece ser uma figura bastante conhecida na cidade e nos acompanhou no labirinto e no passeio. Não existe uma taxa fixa a ser paga aos guias, você que decide o quanto pagar no fim da trilha. Nós entregamos ao seu Zé (como ele preferia ser chamado) R$ 25,00 e ele ficou muito feliz. Comentou que muitos turistas deixam apenas R$ 2,00 depois de uma caminhada de mais de uma hora. Ele nos mostrou o local, contou as histórias, lendas e se empenhou muito. Nossa mensagem é de valorizar mais as pessoas locais quando viajamos e não apenas deixar o dinheiro com as agências de turismo que não repassam quase nada para quem realmente trabalha. 
 
Falésias de Morro Branco 
 
A trilha começa passando pelo farol, segue com uma visão panorâmica da praia e em seguida desce para o labirinto. Lá o seu Zé nos mostrou de onde vem as diversas tonalidades de areia e quais são as mais comuns. Explicou que das areias que são utilizadas para fazer os famosos vasos e potes decorados as únicas que não são naturais são azul e verde, as demais são todas retiradas e utilizadas diretamente sem nenhum tratamento.
 
 Diversos tons de areia das falésias

Passamos ainda por uma fonte de água doce que no local é chamado de "Fonte da Juventude", andamos pela praia, vimos outra nascente e subimos novamente para a parte alta aonde havíamos deixado nosso carro. Ainda tivemos a oportunidade de ver o pôr do sol lá. 
 
Fonte da juventude 
 
Pôr do sol

Após a saída das falésias tem uma feira permanente que vale a pena ser visitada. Os produtos são bonitos e o preço é muito bom. Gostamos muito de Morro Branco principalmente pela hospitalidade dos moradores locais, mas caso você não tenha tempo, pode optar apenas por Canoa Quebrada visto que paisagens das duas praias são parecidas. Mesmo assim adoramos conhecer o local e da próxima vez queremos ter mais tempo para conhecer a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita em nosso blog.