sábado, 11 de outubro de 2008

Alagoas - 2008

Praia de Pajuçara, Maceió
 
No ano de 2008 visitamos o estado de Alagoas numa viagem muito especial, além de ter sido nossa primeira viagem de avião foi a nossa tão sonhada Lua de Mel. Ganhamos um pacote da Tam Viagens para Maceió de um de nossos padrinhos e embarcamos nesse sonho. Relembrar agora esta viagem é uma delícia pois a região é linda. Conhecemos Maceió, a foz do Rio São Francisco, Maragogi, as praias do Francês e do Gunga em uma semana inesquecível.
 
Maragogi

Para chegar: Fomos com a Tam de Floripa para Maceió através de um pacote comprado com a Tam Viagens.
Hospedagem: Ficamos no Hotel Ponta Verde, que localiza-se na praia de mesmo nome. O hotel fica de frente para o mar, é muito bem localizado, quase na praia de Pajuçara, tem elevador panorâmico, piscina com vista para o mar, e o café da manhã é delicioso. http://www.hotelpontaverde.com.br/
Restaurantes: A culinária alagoana é divina, muito peixe e camarão fresco para todo lado. E em 2008 quando fomos era muito mais barato do que os preços praticados na região sul do país. Recomendamos em especial um restaurante chamado Imperador dos Camarões, fomos no que fica na praia de Pajuçara. O local é muito agradável e romântico com as mesas ao ar livre, mas o que mais chama a atenção é a comida. Experimentamos o famoso chiclete de camarão, uma mistura de camarões com alguns tipos de queijos, divino. https://www.facebook.com/imperadorpraia
Agência de turismo: Compramos o pacote pela Tam Viagens e aproveitamos a promoção da Tam e Mastercard Paga 1 viaja 2. http://www.promocaotamviagens.com.br/
Aluguel de carro: Nos ofereceram alguns carros para locação na frente do hotel, mas ficamos com medo de não serem agências credenciadas e pedimos algumas indicações ao recepcionista do hotel. Ele nos indicou a mesma pessoa que nos abordou na rua e acabamos fechando por um preço um pouco superior do que ele havia nos oferecido inicialmente. A agência era registrada e deu tudo certo durante nossa locação, assim descobrimos que em Maceió existem dezenas de locadores que não são conhecidas nacionalmente mas que fazem um bom trabalho na região e com bons preços. Por isso pesquise antes de contratar uma locadora.
 
Jangada em Pajuçara 

MACEIÓ
As águas transparentes com nuances que vão do azul turquesa ao verde, as piscinas naturais, os coqueiros, os calçadões e as tapiocas fazem desta capital uma das cidades mais encantadoras que já conhecemos. O legal de Maceió é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas e mesmo que você não seja um turista que gosta de explorar, ficará feliz e satisfeito com a viagem. As praias mais famosas e que recomendamos para hospedagem são de Pajuçara de onde partem as jangadas para o aquário natural e Ponta Verde com seu calçadão. A culinária na cidade é a base de frutos do mar e há uma imensa diversidade de restaurantes espalhados por toda orla. A noite a pedida é caminhar pelo calçadão da Praia de Ponta verde, parar numa das diversas barracas de tapioca que ficam por ali e ver o movimento.
 
 Vista do hotel

PAJUÇARA
Pela manhã caminhamos rumo a praia de Pajuçara. A maré estava boa para conhecer as piscinas naturais que se formam nessa praia, nos enrolamos um pouco e a maré começou a subir, mas mesmo assim foi um ótimo passeio. No local alguns restaurantes flutuantes servem petiscos e bebidas, uma delícia. Contratamos uma jangada na praia e combinamos de depois do banho nas piscinas dele nos deixar na frente do nosso hotel passando no caminho pelo Farol. As piscinas não são tão bonitas quanto as de Maragogi, mas é um passeio lindo e muito agradável, principalmente porque este é feito de jangada.

Passeio de jangada

PRAIA DE PONTA VERDE
Escolhemos um dia para aproveitar o hotel e a praia de Ponta verde. Iniciamos o dia aproveitando a maré baixa para caminhar até o farol, no caminho há recifes que formam pequenas piscinas naturais com diversos peixes e até corais. Não esqueça de levar chinelo de borracha pois sem eles você pode cortar o pé ou escorregar nas pedras.

 Farol em Ponta Verde

Depois alugamos equipamentos de praia e ficamos apenas descansando, a água é muito morna e a praia não é de mar grosso, então é muito gostoso ficar na água ou então na areia bebendo uma água de coco geladinha por R$ 1,00.

Praia de Ponta Verde
 
A tarde optamos por ficar na piscina do hotel que tem vista para a praia, caipirinhas, cervejas, petiscos, assim não precisa nem dizer que estava maravilhoso né. Para fechar muito bem esse dia fomos jantar no Imperador dos Camarões e experimentamos o chiclete de camarão, é delicioso e temos muita vontade de voltar a Maceió para ir novamente neste restaurante. Depois fomos assistir a uma peça de teatro voltada para os turistas, se chama "Em algum lugar do Cangaço" com a participação da Nega Maluca, muito divertido e conta um pouco da história do cangaço com humor.


PRAIA DO GUNGA
De carro decidimos conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Gunga. Ela é uma praia que fica dentro de uma propriedade particular que é também uma fazenda de coqueiros, isso ajuda a tornar a paisagem ainda mais bonita. O que nós não sabíamos é que a "única" maneira de chegar a praia é pegando uma escuna em Maceió. Nós conseguimos entrar pela fazenda após explicar que estávamos perdidos por ali, era por volta das 16hs e não tinha mais quase ninguém na praia porque as escunas já haviam voltado para a cidade e também porque já estava quase escurecendo. Assim descobrimos que em Maceió o sol se põe muito cedo, por volta das 17hs. A praia é realmente linda, mas com o sol indo embora não ficamos muito tempo. 
 
Praia do Gunga 

PRAIA DO FRANCÊS
Tínhamos um passeio para a praia do Francês incluso no nosso pacote e o ônibus de excursão passou para nos pegar. A praia fica a apenas 33km de Maceió, no município de Marechal Deodoro e tem dois lados distintos, a metade da praia é de mar aberto e sem muito movimento, a outra metade é protegida por recifes que formam uma grande piscina natural e desta forma atrai mais os turistas e assim bares, restaurantes, barracas de praia e muito movimento. Nós ficamos na parte da piscina natural e adoramos, apesar do movimento adoramos o local. No fim da tarde passamos pelo Memorial da República e ao lado tem uma feira de artesanato muito interessante, depois das comprinhas voltamos para o hotel.
 
 Praia do Francês
 
MARAGOGI
A famosa Maragogi fica cerca de 125km da capital, fomos de carro, chegando lá contratamos um passeio até as piscinas naturais, hoje o valor está em torno de R$ 65,00 o passeio de duas horas por 3 áreas abertas a visitação: Galés, a quase 6km do litoral, Taocas e Barra Grande. Nós ficamos sem palavras quando chegamos nas piscinas naturais, o lugar é simplesmente divino, daqueles em que chegamos a ficar sem ar, maravilhoso! É um passeio imperdível para quem esta pensando em conhecer Alagoas, se não quer ir de carro, contrate um transfer, um ônibus, uma van, mas vá.

Fonte: Maragogi on line

Maragogi

Nós ainda contratamos um mergulho nas piscinas, eu achei muito agoniante no começo, mas valeu a pena no fim, meu marido adorou. Mergulhamos numa piscina natural com quatro metros de profundidade, com o acompanhamento de uma profissional para cada mergulhador e podemos ver mais de 18 espécies de corais e 15 de peixes. 

Mergulho em Maragogi
 
O retorno para Maceió também foi muito agradável, fomos por uma estrada que seguia o litoral chamada de Rota Ecológica e passamos por belas praias, pequenos municípios, fazendas com coqueiros, usinas, atravessamos o rio Manguaba pela balsa e no fim da tarde estávamos novamente em Maceió.

Rota Ecológica

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO
No nosso penúltimo dia no estado pegamos o carro e fomos para outro lugar que merece destaque em Alagoas, a cidade de Piaçabuçu que fica às margens do Rio São Francisco, é a ultima cidade antes do "Velho Chico" se encontrar com o mar. A cidade fica a cerca de 135 km ao sul de Maceió, na divisa com o estado de Sergipe. Chegando lá ficamos um pouco confusos, não sabíamos ao certo onde ir para contratar um passeio de escuna, rodamos um pouco e paramos num restaurante que tinha alguns ônibus na frente para pedir informações. Os passeios saiam dali mesmo e fomos junto com os grupos de excursão, mas indico a já fechar algum passeio em Maceió ou mesmo entrar em contato com as empresas de Piaçabuçu para não correr o risco de chegar lá e não conseguir lugar.

Rio São Francisco em Piaçabuçu
 
Foz do Rio São Francisco

O passeio iniciou passando pela própria cidadezinha, na margem do rio haviam mulheres lavando roupas como antigamente, a cidade parece um pouco parada no tempo. Aos poucos a paisagem vai se modificando e as dunas começam a surgir. Quando realmente chega próximo da junção do rio com o mar o barco para e temos cerca de 1 hora e meia para andar pelo local, se banhar no rio, em pequenos lagos que se formam ou apenas contemplar a linda paisagem.

Dunas do "Velho Chico"

Dunas, coqueiros, um dos principais rios do Brasil, o encontro dele com o mar, faz o lugar se tornar até um pouco místico. Você também não pode deixar de comprar artesanato no ponto de parada das escunas, é de excelente qualidade e muito barato. Indico em especial uma pequena imagem se São Francisco que segundo a crença popular deve ser batizado no rio antes de sair dali, adoramos e temos o nosso até hoje. Se tiver tempo quando retornar a Piaçabuçu, conheça a cidade vizinha chamada de Penedo. Nós não tivemos tempo mas ficou um gostinho de quero mais, pois a cidade é histórica e tem vários casarões e igrejas bem preservados. Queremos voltar a região para ter a oportunidade de conhecê-la.

Pajuçara

O ultimo dia de viagem chegou, ainda teríamos uma manhã para curtir a cidade, aproveitamos para descansar, caminhar até Pajuçara, aproveitar a piscina do hotel. Neste dia o mar estava mais bonito que nunca e foi com uma pequena dor no coração que tivemos que nos despedir da nossa lua de mel espetacular.

Vista do hotel - Praia de Ponta Verde

Indicamos muito o estado de Alagoas para quem quer conhecer o Nordeste, e esta foi com certeza uma de nossas viagens prediletas. Como diria uma canção divulgada pelos guias de Maceió.. "Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió".
 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita em nosso blog.