domingo, 15 de setembro de 2013

Praia do Rosa


Praia do Rosa - vista da pousada 
 
É até engraçado, viajamos por diversas regiões do Brasil e América do Sul, conhecemos lugares lindos e já fizemos diversas publicações, mas moramos num paraíso e não tem no blog nenhum relato de nosso belo estado. Vamos começar a falar de Santa Catarina por uma praia linda, considerada uma das 30 baías mais belas do mundo, a da Praia do Rosa.

Praia do Rosa

Para chegar: A Praia do Rosa fica a apenas 160km de Itajaí no município de Imbituba (a 20 km do centro da cidade com acesso na saída 273 da BR 101), então fomos de carro. Se você está fora de SC é fácil chegar através do aeroporto de Florianópolis distante 90km. A praia também fica relativamente perto das duas outras capitais do Sul país, está a 395km de Porto Alegre e 365km de Curitiba.
Hospedagem: Ficamos no EcoResort Vida Sol e Mar, compramos através do groupon e foi uma adorável surpresa. O resort é rústico, tem excelente vista para ao mar possibilitando até a observação de baleias. Nosso quarto era grande, tinha uma pequena sala, lareira para o inverno e rede com vista para o mar. Como era baixa temporada o hotel estava relativamente vazio, com isso acho que acabaram descuidando um pouco do café da manhã e da piscina, mas mesmo assim valeu a pena nossa estadia e com certeza será uma opção na próxima vez que estivermos na região.
http://www.vidasolemar.com.br/home.php
Restaurantes: Recomendamos muito o restaurante do Resort, chamado de Engenho do Mar, o preço em todo o Rosa é relativamente alto, mas o restaurante cobra preços justos com excelente gastronomia, bom atendimento e uma vista espetacular principalmente durante o dia. http://www.vidasolemar.com.br/servicos/restaurante.php  Fomos também no Lola, mas os preços eram altos e o atendimento deixou muito a desejar. https://www.facebook.com/lola.restobar Outro lugar que acabamos conhecendo foi o restaurante bar Pirata do Rosa, que fica na beira da areia é bom para repor aquela cervejinha gelada que acaba faltando na praia. http://www.praiadorosa.pro.br/piratadorosabar.htm 
Agência de turismo: Não utilizamos nenhuma agência de turismo na Praia do Rosa.
  
Prato do restaurante Engenho do Mar
  
A Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba e é um lugar ímpar na nossa região. É famosa como praia dos surfistas, de gente jovem e bonita em busca das ondas, sol, calor e contato com a natureza.  Ao mesmo tempo a praia é sofisticada com pousadas lindas e aconchegantes quase todas com vista para o mar e até mesmo rústica com os carros de boi circulando no inverno durante a pesca da Tainha. Enfim é um lugar lindo que está apto a receber quem ama a natureza como nós.
 
Praia do Rosa - canto norte
 
Por falar em natureza, o Rosa recebe todos os anos, de julho a novembro, a visita ilustre das baleias francas que vem até o litoral de Santa Catarina para procriar e amamentar seus filhotes, fugindo do inverno antártico. Nós tivemos a grande felicidade de avistá-las durante os dois dias que estivemos lá. Infelizmente o passeio de barco para vê-las mais de perto foi temporariamente cancelado devido aos problemas que as embarcações estavam causando as baleias, mas do hotel conseguíamos observar muito bem o balé das mamães e seus filhotes.

Tentando bater foto das baleias

Chegamos no Rosa na sexta a noite e resolvemos jantar no hotel mesmo, no sábado pela manhã após o café da manhã observando as baleias demos um pulinho na praia de Garopaba (14km) para passear um pouco, aliás praias lindas e passeios diversos como caminhadas, passeios a cavalo e lagoas é o que não falta na região.

 Praia de Garopaba

De volta ao Rosa aproveitamos que o sol e o calor chegaram com tudo e fomos para a praia, o hotel era muito próximo da areia, cerca de uns 300 metros e a trilha saía bem na lagoa do meio. A praia do Rosa tem pouca infra estrutura na areia, apenas alguns bares e restaurantes no canto sul então se for ficar no canto norte leve água mineral, bebidas e alimentos.

 Por do sol na Lagoa do Meio

No fim da tarde resolvemos conhecer o centrinho do Rosa mas por ser baixa temporada tinha muita coisa fechada ainda e as poucas opções de bares e restaurantes que estavam abertas cobravam preços bem elevados. Acabamos ficando no Lola, um bar com música ao vivo e como estávamos em quatro pessoas pedimos uma pizza, vimos alguns pratos em outras mesas e pareciam bem servidos. A música deixou a desejar, o cantor usava o mesmo ritmo para rock, samba e pagode o que nos fez ir embora mais cedo do bar do que estávamos planejando.

 Restaurante Lola

Mesmo com muitas praias na região para explorar decidimos concentrar nosso passeio no Rosa e ficamos o domingo na piscina do hotel, mas se você quiser passear, praias na região é o que não faltam como a Ferrugem, da Vila, Siriú, Silveira e também a lagoa de Ibiraquera famosa pela prática do windsurf e kitesurf.

 Piscina do Hotel

Para fechar com chave de ouro almoçamos no restaurante do hotel, pedimos pratos diferentes e todos estavam deliciosos, o local também oferece uma cerveja artesanal que é feita no Rosa mesmo, chama-se Terra Nova, experimentamos e aprovamos (https://www.facebook.com/CervejariaTerraNova).

 Restaurante Engenho do Mar - Cerveja Terra Nova

A Praia do Rosa é um local lindo, tem um astral maravilhoso, é aconchegante, alegre e ideal para estar a dois ou com os amigos. Tem atrações o ano todo, mas só é cheia de turistas no verão, para quem gosta de tranquilidade o restante do ano é ideal e sempre terá algo agradável para fazer ou conhecer.
 
 Piscina com os amigos

Em breve novas publicações de Santa Catarina, vamos intercalando com novos posts que vem por aí.
 

Um comentário:

Obrigada pela visita em nosso blog.